Estudos mostram que a cada ano que passa, o tempo que despendemos na internet é cada vez maior, quer seja por entretenimento, para procurar informação, para aprender coisas diferentes ou até para fazer compras.

Para quem procura uma oportunidade para ganhar um rendimento extra ou criar um negócio, é simples compreender que o presente e o futuro passam pela presença no mundo digital! Outra vantagem de ter um negócio no mundo digital, é que se for criado com as bases certas, permite a qualquer pessoa ter tempo e liberdade para usufruir das coisas boas da vida.

Isto não quer dizer que não se tenha de trabalhar! Para termos sucesso seja no que for, é preciso trabalhar e aprender novas competências. Contudo, as únicas coisas essenciais para desenvolver um negócio no mundo digital é: um telemóvel, um tablet, um computador e, claro, ligação à internet.

Neste artigo, vou falar sobre três formas de criar um negócio que permitem aumentar os rendimentos, sem afetar o que já se faz, ou, quem sabe até, desenvolver um novo projeto.

No final, vou explicar como ter estas 3 formas numa só e ainda como se pode acelerar esse processo pelo poder da alavancagem. Portanto, lê até ao fim!


E-commerce

No e-commerce, é possível escolher duas direções diferentes. 

Por um lado, podes utilizar plataformas de vendas já existentes para vender os teus produtos, como a Amazon, Ebay, Etsy ou Bonanza. Estas plataformas já estão otimizadas para a venda e os potenciais clientes já lá estão. Fazendo um paralelismo, é como abrir uma loja num centro comercial. Contudo, ficas presos a um site que não é teu e se, por algum motivo, os seus donos mudarem as regras - da noite para o dia - podes ficar sem o teu negócio. Para além disso, não se pode esquecer as despesas associadas com os fees, ou seja, dependendo do plano que se escolhe no momento do registo, uma percentagem do valor das vendas será debitado, automaticamente, pela plataforma.

A outra vertente é construir o teu próprio de site de vendas, utilizando plataformas como Wix, Woocommerce, Shopify, PrestaShop ou Magento. Todas elas são simples de utilizar, mas se não tiveres competências nessa área, é necessário procurar ajuda - freelancers, por exemplo, que podem apoiar nesse processo. Estas plataformas têm a vantagem de se poder personalizar o site à tua imagem e ao teu produto, ou seja, tens controlo total. 

Contudo, tens de ter em consideração os custos de criação, de manutenção e, claro, de atração. Não é  só ter a loja, seja ela física ou online, é necessário atrair o potencial cliente. Para tal, é necessário fazer investimento em marketing e publicidade. 


Micro Influenciador 

Hoje em dia, ouvimos falar muito de influenciadores no mundo digital, mas na realidade não é um conceito novo. 

Desde sempre que existiu aquela pessoa lá no bairro que era a entendida de culinária, quando alguém queria ajuda ou uma opinião sobre aquele tema - era com ela que se ia falar! Também existia o Sr. Joaquim que sabia de automóveis como ninguém, então se estavas a pensar comprar um carro era com ele que ias falar! E o Sr. Manuel que trabalhava no banco e quando querias saber qual a melhor aplicação para as poupanças era com ele que ias falar!

Assim, todos nós, à nossa maneira, somos micro influenciadores em determinados assuntos, principalmente naqueles que gostamos, seja nos hobbies que temos, nos produtos ou serviços que compramos e gostamos! Ao partilharmos a nossa experiência com os nossos amigos ou familiares acabamos por nos tornar influenciadores dessas pessoas.

Na realidade, ninguém gosta de vender, mas todos gostamos de ajudar! Verdade? E é disso que se trata, de ajudarmos outras pessoas a alcançar aquilo que elas procuram. Por isso, cada vez mais encontramos pessoas em blogs, no Youtube, nas redes sociais (como o Facebook ou Instagram), a falar de coisas que gostam, a dar dicas, a tirar dúvidas... simplesmente a ajudar quem procura o mesmo assunto e dessa forma promovem, recomendam e vendem para ajudar!

Nesta área, há dois caminhos.

O primeiro é quando já tens a tua paixão e sabes aquilo que gostas de fazer. Partilhas o que  sabes com quem procura essa informação e, assim, vais aumentando o teu conhecimento no processo e continuando a partilhar. No final, acabas por criar a tua comunidade - a tua tribo - e tornas-te num micro influenciador para essa comunidade.

O segundo caminho é quando ainda não sabes qual o teu mercado e, aí, tens de procurar um assunto, uma área de grande procura, um segmento de mercado em crescimento e dentro desse segmento, um produto ou serviço. O importante é que seja algo que te diga alguma coisa e pelo qual te apaixones para começares a aprender e a partilhar. Desta forma, tornas-te micro influenciadores e se o teu objetivo for sempre ajudar a tua comunidade, vais criar um negócio absolutamente incrível!

Tanto um caminho como o outro, é necessário teres disponibilidade, algum conhecimento em marketing digital e, claro, não te esqueças que os teus rendimentos dependem do teu tempo.


Marketing de Afiliados

O conceito de Marketing de Afiliados é simples. Consiste em divulgar um produto e sempre que alguém esse produto através da tua divulgação, ganhas uma comissão.

Os produtos podem ser físicos ou infoprodutos. Qual a diferença entre ambos? Um produto físico pode ser um livro, um gadget, um produto de cosmética ou um suplemento alimentar. Um infoproduto pode ser um ebook ou um curso online.

Existem duas formas de divulgar os produtos de Marketing de Afiliados. A primeira é através de publicidade paga (Google Ads ou Facebook Ads) e, dessa forma, atrair pessoas para as páginas de venda das empresas que promovem esses produtos. A segunda forma é quando já és um influenciador e tens alguma “autoridade” perante um determinado grupo de pessoas. Neste caso, podes criar conteúdo, seja publicações ou vídeos, para divulgar o produto e com isso ganhares uma comissão.

Deverás ter alguns aspetos em atenção, como a seleção do produto ou infoproduto que vais divulgar, para não colocares a tua reputação e credibilidade em jogo, Por outro lado, se optares pelos anúncios pagos, tens de ter em consideração o capital que tens de ter de investimento para criar essa procura. E, mais uma vez, os teus rendimentos estão dependentes do tempo que tens, do investimento que fazes e das tuas competências na área digital.


Marketing Multinível

Aqui está o extra de que te falei no início. A quarta e última forma de construíres um negócio online, sem afetar nada daquilo que já fazes, é através do Marketing Multinível!

Neste modelo de negócio, vais basicamente usufruir de todos os benefícios das três formas que partilhei contigo. De uma forma simples, o Marketing Multinível assenta na partilha de um produto ou serviço que já utilizas e gostas, tornando-te num “micro influenciador”. Ao divulgares esse produto ou serviço e sempre que esse produto é comprado através da tua recomendação, a empresa paga-te uma comissão.

Normalmente, a grande maioria das empresas de Marketing Multinível disponibiliza lojas online aos seus distribuidores, ou seja, e-commmerce, nas quais os mesmos divulgam e vendem os produtos. Sempre que alguém compra um produto, é a própria empresa que o envia para o cliente final, e tu recebes a comissão. Resumindo, a vantagem é tu teres um e-commerce sem os custos tradicionais e sem stocks. A única coisa que tens de fazer é atrair pessoas para a tua loja. 

Algo muito importante que tens de ter em consideração quando estás a analisar um negócio na área do Marketing Multinível, é prestares atenção à empresa que escolhes como parceira. O ideal é que seja uma empresa com referência no mercado e que já exista há alguns anos. Se for uma empresa nova não vai dar-te a confiança para ficares porque, de repente, estás a a apostar numa empresa que surgiu há seis meses e passado esse tempo pode já não existir. 

No Marketing Multinível, consegues alavancar os teus rendimentos ao ensinares e ajudares outros empreendedores a fazer o mesmo. Mas as vantagens de criar um negócio no Marketing Multinível não ficam por aqui!


Gostaste deste artigo? Então partilha, nas tuas redes sociais, estas 4 formas de ganhar dinheiro extra online! Podes ainda seguir-me no Facebook e Instagram para não perderes pitada.


jt
jt