És uma pessoa insegura? Precisas de abordar um cliente mas não tens a mínima ideia do que falar ou como te comportares? Sentes medo de ouvir um não, não queres incomodar ou parecer chata, tens vergonha em falar com alguém desconhecido?
Já passaste por alguma destas situações? Já perdeste vendas por causa disso, não é mesmo? Se duvidas de ti, a insegurança domina-te e isso vai criar bloqueios na tua vida. No momento em que precisares de exteriorizar as tuas capacidades, os teus talentos, as tuas habilidades, a insegurança é um entrave.
Acredita em ti de verdade, porque se não fizeres isso, ninguém vai fazer por ti. Começa todos os dias a acreditar que será o melhor dia da tua vida! E mantém o pensamento positivo sempre.
Ao mudares a tua forma de pensar, mudas a tua forma de agir e, consequentemente, mudas os resultados até então alcançados. Mas como é o podes fazer? Lê os conselhos que partilho contigo:
Encara o "não" como parte do processo de conquista de um "sim"
Essa mentalidade é o que pode te diferenciar no mercado de trabalho – enquanto muitos desanimam nessa situação, tu podes entender o "não" como uma oportunidade para entender melhor as necessidades do seu potencial cliente e aperfeiçoar a tua argumentação para negociações futuras.
Entende os medos dos teus clientes
O principal é, provavelmente, o medo de fazer uma escolha errada e acabar por desperdiçar dinheiro. Sabendo isso, prepara a tua abordagem de modo a responder de antemão às possíveis questões (e inseguranças) e tenta entender os motivos por trás dessas objeções. Assim, saberás como conduzir a negociação de modo a deixar os teus clientes mais confiantes para a compra.
Aperfeiçoa a tua inteligência emocional
O processo da venda sofre muita influência das emoções de ambos os lados. Os teus clientes conseguem captar a tua ansiedade, insegurança, dúvida ao responder determinadas questões. Por isso, procura o autoconhecimento como aliado à tua performance profissional e desenvolve a tua inteligência emocional: conhece as tuas próprias emoções e aprende a controlá-las.
Deixa os teus clientes expressarem-se
Saber ouvir é uma habilidade incrível e gera empatia. E, para quem trabalha com vendas, contar com a simpatia do cliente é essencial para concretizar o negócio. Portanto, dá espaço para que o cliente fale. Quanto mais informações a respeito dele, dos seus medos e dos seus problemas tu tiveres, mais facilidade terás em ultrapassar a insegurança.
Gostaste deste artigo? Então partilha, com aquele amigo, amiga, familiar, colega a quem este artigo pode ajudar! Podes ainda seguir-me no Facebook e Instagram para não perderes todas as dicas, conselhos e sugestões que partilho todas as semanas.