A palavra "não, tem uma expressão negativa, porque fomos habituados desde crianças a ouvi-la num contexto pouco positivo: ”não podes mexer ai”, “não desarrumes”, ”não faças isso”, “não faças aquilo”.
Saber lidar com o "não" é algo que precisamos trabalhar interiormente. Não tem necessariamente de significar algo mau mas, ao invés, podes encará-lo como algo positivo e até benéfico para ti.
Por isso, sê paciente e utiliza a inteligência emocional para retirares a negatividade no momento em que ouvires um "não". Para o conseguires tens de:
1. Aceitar
É preciso entender que uma negativa nem sempre é um sinal de rejeição. Pode ser um "ainda não sei", "ainda não percebi o que me estás a propor" porque simplesmente a outra pessoa vê as coisas de outro ponto de vista.
2. Agradecer
Agradece a oportunidade que tiveste e a tua força, convicção e resiliência por teres levado a cabo e teres cumprido com o que prometeste a ti mesma. Tentaste, não conseguiste mas na próxima vez vai correr melhor.
3. Compreender
Cada um tem os seus timings e se calhar o momento da tua abordagem, que para ti podia ser o adequado, não o era para a outra pessoa. Não conheces a sua vida nem sabes o que está a passar e, por isso mesmo, não julgues. Se for para ser, será.
4. Aprender
Todos os nãos têm uma aprendizagem e é assim que tu evoluis, como pessoa e como vendedora. O que podes fazer de diferente da próxima vez? Como podes melhorar a tua abordagem? Um não, não é um fracasso. Entendo-o como um feedback.
5. Perguntar
Em vez de julgares, faz perguntas que te permitam perceber porque te disseram não.
Gostaste deste artigo? Então partilha, com os teus amigos e familiares que podem precisar de ler estas dicas! Podes ainda descobrir se És uma pessoa insegura?, o que fazer quando O teu cliente foge quando falas no preço? ou Como conciliar negócio próprio com trabalho a full time?
Podes ainda seguir-me no Facebook e Instagram para não perderes todas as dicas, conselhos e sugestões que partilho todas as semanas.