Já todos ouvimos histórias de pessoas que largaram tudo para empreender. Que arriscaram tudo, despediram-se e atiraram-se de cabeça para o negócio próprio. E até lhes correu bem!

Mas nem todos se sentem confortáveis em tomar estas atitudes tão arrojadas e preferem jogar pelo seguro. Manter o trabalho atual durante algum tempo enquanto começam e fazem crescer o seu negócio próprio. 

Foi assim que eu comecei e sei que pode parecer impossível mas acredita que é possível! Se, no início, foi difícil para mim? Vou ser muito sincero. Nem por isso!

Por uma razão muito simples: eu adorava ambas as atividades. Adorava ser engenheiro e escolhi um negócio de Marketing Multinível que também adorava.

É claro que essa dupla jornada exigiu muito de mim: duas vezes mais responsabilidades, cuidados com a minha saúde mental e física e uma ótima gestão do meu tempo para não descurar o meu emprego como engenheiro nem a minha vida pessoal e familiar.

Mas quando nos dedicamos ao que gostamos, arranjamos sempre a energia necessária. E se é para fazer ter dois trabalhos em simultâneo, que seja algo que realmente gostamos. 

Se eu consegui, porque é que tu não hás-de conseguir? 

Se estás nesta jornada dupla, deixo-te algumas sugestões que vão ajudar-te:


Define quanto queres faturar com o teu negócio e em quanto tempo.

Define quanto queres faturar e em quanto tempo para que te seja confortável deixares o teu atual emprego.


Define uma meta temporal para te dedicares apenas ao teu negócio.

Estabelece uma meta temporal em que vais dar tudo de ti e ao fim da qual poderás dedicar-te apenas ao teu negócio.


Estabelece horários fixos na tua semana para te dedicares ao teu negócio.

Define tempo na tua agenda para trabalhares religiosamente no teu negócio (e o mesmo se aplica ao teu trabalho atual - respeita sempre os horários de trabalho).


Se conseguires, delega tarefas.

Não vais conseguir estar disponível para o teu negócio durante todo o dia, por isso, é importante que delegues tarefas. Podes contratar freelancers ou fornecedores de serviços para te ajudarem, por exemplo, na contabilidade ou no marketing.

Dar conta de todos compromissos do dia-a-dia, não é tarefa fácil mas com organização e definição de prioridades chega-se lá.

Tens de olhar para cada tarefa e perceber se é importante, se é ou não urgente, se podes delegar ou até mesmo eliminar. Como?


Importante / Urgente: Faz agora

Importante / Não urgente: Deixa para mais tarde

Não importante / Urgente: Delega

Não importante / Não urgente: Elimina


É importante que enquanto estiveres no teu trabalho por conta de outrém, pensa apenas nele e o mesmo serve para quando estiveres no teu negócio. Manter o foco é importante para a produtividade. 


Gostaste deste artigo? Então partilha, com os teus amigos e familiares que podem precisar de ler estas dicas! Podes ainda descobrir 3 sugestões de como venderes mais e melhor e qual a melhor aplicação para um negócio: Whatsapp ou Telegram?

Podes ainda seguir-me no Facebook e Instagram para não perderes todas as dicas, conselhos e sugestões que partilho todas as semanas. 


jt
jt